Ao longo do desenvolvimento do nosso projeto, realizamos diversas pesquisas que colaboraram para o entendimento dos problemas relacionados a mobilidade urbana nas proximidades do Colégio São Luís. Nosso objetivo era encontrar e apresentar possíveis soluções para a diminuição do trânsito e facilitação do acesso a transportes para quem frequenta a escola.
A mudança de sede da escola e os novos horários dos alunos conturbaram a região. A entrada e saída de alunos de diferentes séries passaram a coincidir, o que levou a um excessivo número de carros e um alto tráfego na região. Além disso, ao compararmos a nova localização do CSL com a antiga, é possivel perceber que a quantidade de transportes públicos disponíveis é muito menor, o que acaba prejudicando os estudantes que utilizavam desse tipo de recurso todos os dias.
Para que pudéssemos encontrar soluções viáveis para os problemas citados acima, realizamos uma extensa pesquisa acerca do assunto escolhido pelo grupo, o que permitiu que aprofundássemos nossos conhecimentos sobre o tema. Posteriormente, criamos um formulário destinado a alunos do diurno e noturno do ensino médio e funcionários do colégio para ficarmos cientes de suas demandas e opiniões, para assim definirmos o foco do nosso projeto. A partir daí, procuramos criar uma maior interação com os estudantes do Colégio São Luís por meio de nosso site e nosso perfil no Instagram. Para nós a participação dos alunos sempre foi importante, e por isso nossas publicações tinham como propósito incentivar o engajamento do público.
Portanto, como resultado final de nossos levantamentos, apresentaremos as possíveis mudanças que poderiam ser aderidas pela escola contando com a participação de órgãos governamentais e a parceria de outras propriedades privadas.
Primeiramente, pensamos em uma possível parceria entre a escola e estacionamentos próximos, para que os funcionários da escola tivessem maiores oportunidades de virem de carro para a escola e possuírem um lugar seguro para o manter. O estacionamento mais próximo é encontrado na mesma rua à 200m de distância, referente ao Instituto de Engenharia. Além desse, há o Laf Park Estacionamento localizado à 600m do colégio. Os dois estacionamentos citados seriam benéficos para os trabalhadores da escola.
Para a melhoria do acesso à escola por meio de bikes, sugerimos que o colégio entre em contato com a prefeitura com o intuito de estender a ciclofaixa, possibilitando maior segurança no trajeto realizado. Acreditamos que o mais viável seria um acréscimo não muito grande, tendo o trecho referente ao caminho utilizado para chegar ao metrô Ana Rosa como prioridade, tendo em vista que há um maior número de pessoas percorrendo esse trajeto diariamente.
Ainda sobre o contato com a prefeitura, ao realizarmos a pesquisa com os alunos do Ensino Médio diurno e noturno, recebemos reclamações dos alunos do noturno referentes a disponibilidade de ônibus no horário de saída deles. Segundo os estudantes, é necessário que saiam depressa da escola para pegar um único ônibus que passa no horário, caso não alcancem, devem ir para o metrô Ana Rosa a pé (caminhada de 20 minutos) em ruas que não aparentam tão seguras, ainda mais com a falta de iluminação na região. Sendo assim, para a solução do problema, o Colégio São Luís poderia se comunicar com a prefeitura com a intenção de aumentar a quantidade de ônibus disponíveis no horário de saída dos alunos do curso noturno do colégio.
Também, foi notada uma alta solicitação de transportes pertencentes à escola para o auxílio da locomoção no trajeto entre o colégio e o metrô Ana Rosa. A referente medida foi citada pela própria direção na apresentação da nova sede para os estudantes da escola, e até o momento questão não foi concretizada. Caso tivesse sido realizada, surgiriam diversos beneficios para o alunos e familiares, como a chegada mais rápida ao metrô, evitando a caminhada e a não necessidade do pagamento de uma pssagem de ônibus.
Além disso, poderia haver também a revitalização e implementação de sinalização para um melhor fluxo, mudança na logística interna da escola para melhor organização (devido os horários que enchem muito a rua) e a faixa elevada para que haja um melhor fluxo de carros, isso auxilia no controle da velocidade e aceleração do veículo, alterando a movimentação da região. Em suma, acreditamos que essas sugestões seriam as mais relevantes para a diminuição do trânsito na região nos horários de entrada e saída dos estudantes. Esperamos que a proposta seja considerada pela escola e possamos contribuir para a melhor mobilidade de todos.
Atenciosamente,
Ana Beatriz Tursi, Beatriz Ramirez, Carolina Cardoso, Juliana Miname, Ricardo Hirth, Sophia Dias e Vinicius Petrilli.
Comments