top of page

Planos de mobilidade urbana

Conceito e Importância

O Plano de Mobilidade Urbana é uma ferramenta de orientação para o planejamento a curto, médio e longo prazo para melhorar o transporte urbano em uma cidade. É composto por diversas metas e objetivos, que formam estratégias e buscam recursos materiais e humanos para realizar uma efetiva mudança local para alcançar o desenvolvimento urbano e, assim, atender às necessidades de seus moradores.

Ademais, ele possui por uma série de diretrizes que visa melhorar a sustentabilidade, acessibilidade, segurança e eficiência no deslocamento intraurbano do transporte para a população da cidade, buscando uma melhora na qualidade de vida.


Conflito de Metas

Os planejadores responsáveis pelo desenvolvimento do plano enfrentam graves conflitos de interesses, tendo em vista que são muitos caminhos e possibilidades que podem seguir. Além disso, sua posição política interfere diretamente em suas metas, por exemplo, são formados planejamentos completamente diferentes caso um administrador seja desenvolvimentista e outro ambientalista.

Isso ocorre devido à alocação de espaço entre os diferentes modos de transporte e ao impacto das atividades de transporte no meio ambiente e saúde. Portanto, tudo depende do bairro, disponibilidade de recursos, e os desejos dos residentes.


Estrutura Política

Estruturas políticas gerais são mais eficientes considerando que são formadas por regulamentos de planejamentos locais, feitos a partir das metas previamente estipuladas. Além disso, diretrizes e normas são necessárias para uma manutenção com menor custo e efetividade operacional. Por fim, a transparência na tomada de decisões é essencial para menor corrupção e participação da população.


Desafios

O plano de mobilidade é dependente de pesquisa e do uso de técnicas de modelagem. A falta de informações sobre dados de transportes e constantes atualizações sobre o modelo escolhido dificultam e limitam a capacidade de avaliação dos responsáveis pelo projeto. Isso resulta na incapacidade de definir se um método é benéfico em relação aos outros.

Outro desafio são cenários inadequados, como focados somente no desenvolvimento econômico, que normalmente procuram ampliar e melhorar somente rodovias para carros e caminhões. Entretanto, isso tem como consequência instalações não preparadas para receber bicicletas e pedestres, desestimulando essas atividades.

Exemplos de cenários


Fontes:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page