top of page

Mobilidade nas regiões da antiga e nova sede do CSL

O Colégio São Luís, até 2019, ficava localizado na Avenida Paulista com acessos pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, mas agora em 2020, sua sede mudou para a Av. Dr. Dante Pazzanese, bem próximo ao Parque do Ibirapuera, na região da Vila Mariana. As duas regiões possuem muitas diferenças entre si, mas o que vamos analisar é a qualidade do transporte, tanto em suas localizações e serviços quanto a acessibilidade e possibilidade de se locomover.

A região da Paulista possui diversos meios de transporte que se conectam a diferentes regiões da cidade. Além disso, são pontos acessíveis a grande parte da população e normalmente mais fáceis de chegar. Ali, estão presentes as seguintes estações de metrô: Consolação, Paulista, Clínicas, Trianon Masp e Brigadeiro, além de nas proximidades estarem presentes também a estação Oscar Freire, Higienópolis e Mackenzie. Há também, próximo à Rua Haddock Lobo, 10 pontos de ônibus.



Outra facilidade da Av. Paulista, que costumava ser a via principal de chegada ao colégio, é a presença da ciclovia em toda a extensão da avenida, e sua interconexão com ciclofaixas próximas que se estendem para muitas outras regiões.

Já na região da Vila Mariana, um bairro próximo à região central, há presença de três linhas de metrô: azul, verde e lilás, sendo elas as estações Ana Rosa, Chácara Klabin, Vila Mariana e Paraíso. Elas permitem o acesso entre as regiões Norte e Sul, e polos importantes como Av. Paulista e Faria Lima. Há 12 pontos de ônibus na região, e uma ciclovia importante que se estende da Rua Vergueiro até a Avenida Paulista.



Considerando as duas regiões de modo geral, em ambas há acesso ao transporte público e boas vias de locomoção. Porém, fazendo um maior recorte e focando apenas nas localizações da antiga e nova sede do Colégio São Luís e suas proximidades, a facilidade deste acesso é maior na região Paulista, uma vez que para chegar em pontos de ônibus ou estações de metrô bastava atravessar a rua ou andar no máximo 5 minutos se a linha do metrô necessária não fosse a verde, mas sim a amarela, por exemplo. Já na nova sede do CSL, localizada na Av. Dante Pazzanese, a estação de metrô mais próxima é a Ana Rosa, e o percurso a pé dura cerca de 20 minutos. Vale considerar também que o trajeto percorrido possui baixa atividade comercial, fluxo reduzido de pessoas e pouco policiamento, além de trechos com má iluminação, deixando-o mais suscetível à criminalidade. Por outro lado, há um ponto de ônibus bem em frente à escola.



Essa mudança de ambiente trouxe diversos impactos aos alunos e funcionários da escola, sendo eles bons ou ruins, de acordo com as condições de acesso ao transporte de cada indivíduo. Para estudar mais como esta mudança trouxe novos "estilos" e hábitos de mobilidade à vida dessas pessoas, fizemos um formulário para os alunos do Ensino Médio (diurno e noturno) e funcionários da escola, e com os resultados, faremos um levantamento de dados e análise de fatores positivos e negativos relativos ao acesso das pessoas à nova sede, e através deles, identificar oportunidades de melhoria. Isso será feito em nosso próximo post.

https://forms.gle/oBEfZ7kDxHZthcXU6 - formulário dos alunos.

https://forms.gle/h2Bq3jdM6HFdHrM68 - formulário dos funcionários.


Referências:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page